DBT para Adolescentes (DBT-A)
A Terapia Comportamental Dialética para Adolescentes (DBT-A) é o tratamento adequado para adolescentes que apresentam múltiplas e graves preocupações comportamentais. A DBT também pode ser útil com questões problemáticas, mas menos graves, como dificuldades interpessoais, mau humor, ansiedade, depressão, descontrole da raiva e evasão escolar.
Pais como recurso para adolescentes
Na DBT, há o reconhecimento da interação entre o indivíduo e seu ambiente e o reconhecimento de que pode haver maneiras pelas quais os fatores ambientais reforçam comportamentos disfuncionais. Para os jovens que lutam com desafios emocionais e comportamentais, um ponto forte do DBT é que ele reconhece o importante papel da família, uma parte central do ambiente do adolescente, no apoio ao cliente durante a mudança.
Os adolescentes estão no meio de um sistema familiar e suas lutas não podem ser enfrentadas isoladamente; o sistema precisa trabalhar em conjunto para reparar e melhorar a comunicação, o respeito mútuo e estabelecer uma estrutura adequada de apoio parental.
A DBT para Adolescentes exige o envolvimento dos pais, incluindo o treinamento de habilidades com os pais, para que o sistema familiar possa compartilhar a mesma “linguagem” e trabalhar juntos para a mudança de maneira mais eficaz. Com esse propósito, os pais aprendem as mesmas habilidades que o adolescente está aprendendo. Os pais também têm acesso a um “Treinador de Pais” que os orienta em estratégias para validar e apoiar seus filhos adolescentes, melhorar a comunicação, estabelecer limites e reforçar a implementação de novas habilidades por seus filhos.
O Coach para pais está disponível entre as sessões para solucionar problemas de momentos desafiadores e reforçar interações hábeis em tempo real. O adolescente tem seu próprio terapeuta separado para que possa ter uma sensação de privacidade e separação dos pais, mas, ao mesmo tempo, a equipe está trabalhando em conjunto para criar harmonia e saúde na unidade familiar como um todo.
Componentes principais abrangentes do DBT-A
-
Sessões de treinamento de habilidades onde adolescentes e pais aprendem dezenas de habilidades para melhorar a regulação emocional, gerenciamento de angústia, efetividade interpessoal e maior consciência emocional.
-
Terapia individual onde o adolescente trabalha individualmente com um terapeuta para rastrear comportamentos e progresso, construir consciência emocional, ajustar habilidades e obter apoio para generalizar as habilidades na vida real.
-
Treinamento por telefone para o paciente e os pais para solucionar problemas que surgem entre as sessões. O (s) pai (s) usa (m) o coaching por telefone com o Coach para pais e o adolescente usa o coaching com seu Terapeuta Individual.
-
Uma consulta de equipe serve como uma ferramenta para o terapeuta para que o paciente/família se beneficie da opinião de outros especialistas em DBT; o apoio da equipe reforça a eficácia desse tipo de tratamento.
Deixe um comentário